Já é um bocado tarde para tar a escrever alguma coisa.
E que tal ir de férias enquanto chove?
Epilif
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
Uma boa noticia...
Com o apoio da Secretaria de Estado da Reabilitação, a Europcar Portugal em parceria com a Seat acaba de lançar a sua primeira frota de veículos adaptados a pessoas portadoras de deficiência motora, um projecto desenvolvido exclusivamente pela Europcar Portugal.
As novas viaturas foram adaptadas para pessoas com limitações ao nível dos membros superiores e membros inferiores. Estes veículos estão ainda equipados com um conjunto de funcionalidades que permitem facilitar a condução, tais como sensores de chuva e de acendimento automático de faróis, permitindo que o condutor não tenha qualquer intervenção neste processo.
sábado, 14 de maio de 2011
A praia é para todos
A Câmara Municipal de Torres Vedras, ciente da igualdade de oportunidades para todos, apresentou candidatura ao projecto "Praia acessível, praia para todos", com o objectivo de permitir a deslocação na areia e o acesso a banhos de pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando a inclusão e maior qualidade de vida destas pessoas.

A praia Santa Cruz - Centro foi galardoada com a bandeira de Praia Acessível, dispondo:
- Quatro lugares reservados para viaturas particulares que transportam pessoas com mobilidade reduzida;
- Instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida;
- Passeios rebaixados;
- Rampa de acesso à praia para deficientes motores;
- Passadeiras na praia;
- Duas cadeiras Tiralô.


As Cadeiras de Banhos são cadeiras de praia com flutuadores laterais, facilmente desmontáveis e fabricadas em material anti-alérgico e resistente à água, adaptando-se ao contorno do corpo. Podem ser utilizadas em águas mais profundas, visto que flutuam e são facilmente transportadas na areia.
Agora que o calor já se faz sentir e que a praia começa a despertar saudades é bom saber que, nesta época tradicionalmente de férias que está quase aí a chegar (Verão) ainda há quem faça os possíveis para que todos possam aproveitar o melhor possível de um bom dia na praia.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Táxi para pessoas de mobilidade reduzida
O primeiro táxi para pessoas de mobilidade reduzida do distrito de Aveiro já circula desde o início do mês em S. João da Madeira.

O veículo está preparado para transportar cadeiras de rodas, permitindo maior independência a quem tem dificuldade em deslocar-se sozinho.
Além de prestar o serviço convencional de transporte - como qualquer outro táxi normal –, este novo serviço possibilita a entrada na viatura das pessoas na sua cadeira de rodas, sendo instaladas com segurança, em condições exigidas por lei.
Até agora, estes cidadãos para se deslocarem, ou viajavam de ambulância ou em carros particulares.
A tarifa cobrada por esta viatura com cinco lugares é igual à dos táxis convencionais.
sábado, 30 de abril de 2011
Agradecimentos...
Queríamos aproveitar para agradecer à Academia Cultural e Social de Maceira por nos ter emprestado uma cadeira de rodas com a qual o grupo pôde realizar uma das actividades planeada. Queríamos agradecer também à professora Natália por estar tão disponível para os alunos e por permitir que a informação sobre o nosso projecto estivesse livre para toda a comunidade escolar. Por fim, agradecemos ainda às nossas professoras (Joana Santos e Luzia Santos) da disciplina de Área de Projecto por nos terem guiado ao longo deste ano lectivo.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Frases relacionadas com a Mobilidade Humana
Foram algumas destas frases que utilizámos no nosso trabalho final...
Quando eu estiver contigo ao fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei.
Tagore
Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras.
William Shakespeare
William Shakespeare
Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer maneira.
Martin Luther King
Martin Luther King
Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem nele algumas gotas de água suja, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.
Ghandi
Ninguém pode achar que falhou a sua missão neste mundo, se aliviou o fardo de outra pessoa.
Charles Darwin
Charles Darwin
Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre.
Albert Einstein
Albert Einstein
Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria silenciosa se só o melhor pássaro cantasse.
Oscar Wilde
Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.
Benjamin Franklin
Benjamin Franklin
O mundo é um espelho: se sorrires para ele, ele sorrirá para ti.
Gustavo Le Bon
Nenhum homem é uma ilha ou um ser completo em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente.
John Donne
Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória.
Cícero
O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.
Oscar Wilde
Oscar Wilde
Ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...
Antoine de Saint-Exupéry
Suba o Primeiro degrau com fé. Não é necessário que veja toda a escada. Apenas que dê o primeiro passo.
Martin Luther King
Martin Luther King
Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo.
Eleanor Roosevelt
Estamos ligados aos nossos actos como um fósforo à sua chama. Eles consomem-nos, é verdade, mas são eles que nos dão o nosso esplendor. E, se a nossa alma valeu alguma coisa, é porque ardeu com mais ardor do que outras.
André Gide
A cultura não se herda, conquista-se.
André Malraux
Nada é mais justamente distribuído que o senso comum: ninguém pensa que precisa mais do que realmente já tenha.
René Descartes
René Descartes
Há ocasiões em que o silêncio é ouro, mas há outras que é pura covardia.
John Blanchard
Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo.
André Gide
Se és capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Che Guevara
Che Guevara
Os dias prósperos não vêm ao acaso; são granjeados, como as searas, com muita fadiga e com muitos intervalos de desalento.
Camilo Castelo Branco
sábado, 23 de abril de 2011
Esta é a nossa pesquisa sobre a Mobilidade Humana. Queríamos fazer, então, um apelo à consciência de cada uma para que haja menos discriminação mas, em contrapartida, mais compreensão e ajuda a estas pessoas.
No geral, o nosso trabalho correu bem, conseguimos encontrar a informação que precisávamos e enfrentar todas as dificuldades que surgiram no nosso percurso desde o início do ano lectivo até agora.
A nossa resposta à questão problema que guiou o projecto é simples. Como podemos constatar no dia-a-dia em sociedade, nem todas as pessoas têm a mesma mobilidade. Ou por haver alguém diferente fisicamente ou por a sociedade estar demasiado estereotipada. O ideal de beleza que devia reger no nosso mundo não deveria ser a beleza exterior mas sim a interior. Era bom que fossemos todos iguais, contudo ainda existe um longo caminho a percorrer até atingir a igualdade tão desejada.
Tentámos recolher informação acerca de muitos parâmetros. Tanto sobre as causas da privação da mobilidade como da integração dos deficientes motores na sociedade. Também recolhemos dados sobre a maneira como estas pessoas se sentem, e como a comunidade escolar se sente perante um deficiente motor.
Sabemos que estas pessoas têm dificuldades acrescidas em relação às pessoas normais, contudo devem ser as entidades mais fortes de uma sociedade (pelo que sofreram e pela vontade de continuar a lutar). Mas, acima de tudo, nunca nos podemos esquecer que são pessoas como nós, comuns seres humanos e devem sempre ser tidos em conta como tal.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Integração das pessoas na sociedade – Origem dos desportos Paraolímpicos
Os Jogos Paraolímpicos são o maior evento desportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Inclui atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral) e, até 2000, atletas que sofriam de deficiência mental. Realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições desportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares atingidos na Segunda Guerra Mundial.
Vinte e oito modalidades compõem o programa dos Jogos Paraolímpicos, sendo que vinte e cinco já foram disputadas, duas irão estrear na edição de 2016 e uma não tem previsão para a inclusão. Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, ténis de mesa, esqui alpino e curling, há desportos disputados exclusivamente por deficientes, como boccia, goalball e futebol de cinco.
Bandeira dos Jogos Paraolímpicos
Palavras-chave:
Pessoas com deficiências
Modalidades adaptadas
1960 – Roma, Itália
Próxima edição – 2016
terça-feira, 12 de abril de 2011
Soluções – Ergonomia
Esta é uma Ciência que visa a melhorar o bem-estar humano. Existe a Ergonomia Física, a Ergonomia Cognitiva e a Ergonomia Organizacional.
A Ergonomia Física é a que nos interessa para o nosso projecto. Esta diz respeito às características humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a actividade física.
Os tópicos relativos incluem a forma de uma pessoa se sentar no posto de trabalho, a manipulação de materiais, os movimentos repetitivos do dia-a-dia, as lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, o layout do posto de trabalho, a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Palavras-chave:
Ciência
Ergonomia
Bem-estar
quinta-feira, 31 de março de 2011
Actividade com a Cadeira de Rodas
Realizámos a actividade com a nossa turma... O balanço é muitíssimo positivo!
Ora vejam algumas imagens desse dia...
Ora vejam algumas imagens desse dia...
sábado, 26 de março de 2011
Limitações das Pessoas com Falta de Mobilidade
A actividade da cadeira de rodas realizada no passado dia 25 de Março nas instalações da nossa escola com os outros grupos de Área de Projecto da nossa turma teve um bom impacto tendo sido realizada de boa vontade pela maioria dos alunos.
Contudo, esta actividade teve alguns problemas, nomeadamente o não funcionamento do elevador que vai do piso 3 ao piso 0, o que limitou um pouco a nossa actividade, mas nada que o grupo não conseguisse resolver. Apenas utilizámos o elevador que tem acesso à BECRE, andámos pelo átrio, pela cantina e pela zona do pavilhão.
Esta actividade consistia em fazer com que cada elemento do grupo, escolhido andasse, à vez, de cadeira de rodas em zonas específicas da nossa escola a fim de detectarmos possíveis erros nos acessos da nossa escola e dar a conhecer aos alunos da nossa turma um pouco das dificuldades que estas pessoas atravessam.
Quase todos os alunos quiseram experimentar andar de cadeira de rodas, no entanto, alguns por motivos pessoais e supersticiosos não quiseram participar, claro que o nosso grupo percebeu esses motivos e não obrigámos ninguém a realizar esta nossa actividade. É importante referir que, com esta actividade, não queríamos de maneira nenhuma ofender as pessoas que precisam de cadeira de rodas no seu dia-a-dia, apenas queríamos mostrar à turma o quanto é difícil andar em locais públicos quando se é deficiente motor.
Com isto, apercebemo-nos que a escola não é assim tão perfeita como inicialmente nos parecia, as portas são muito pesadas para alguém que ande de cadeira de rodas. Outro erro detectado nesta actividade foi o facto de os elevadores agora se encontrarem fechados, pois se algum deficiente motor precisar de utilizar o elevador, ao chegar junto deste, depara-se com o mesmo inactivo e tem de fazer o caminho todo de novo para trás, duplicando o seu esforço.
Quanto às reacções dos nossos colegas, foram bastante positivas. Através dos cartões que lhes entregámos, eles responderam à seguinte pergunta: “Será que todos temos a mesma mobilidade?”. Adquirimos respostas muito sensatas, construtivas e pudemos constatar que os alunos da nossa turma respeitam bastante as necessidades especiais destas pessoas.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Tenham força para lutar !
Acho que devemos ter todos em conta este senhor, a força que ele tem e a capacidade que ele tem de ultrapassar o seu problema...
Mafra
Hoje a turma teve uma Visita de Estudo ao Convento e ao Palácio de Mafra e na hora de almoço descobriu no parque de merendas uma coisa muito interessante, ora vejam...
Um bebedouro para pessoas com mais dificuldades !
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
O nosso tema...
Mediante o tema geral da turma, «Desenvolvimento da Sociedade Actual», decidimos trabalhar a questão da mobilidade humana.
Nós preocupamo-nos com as dificuldades que as pessoas com problemas motores enfrentam no dia-a-dia. Queríamos perceber qual a origem da falta de mobilidade e como isso impede uma vida normal.
Tanto a mobilidade física como a social são importantes para o bem-estar de toda a população. Actualmente vivemos numa sociedade onde há cada vez mais pessoas discriminadas. Vamos então tentar entender até que nível as pessoas com problemas motores são postas de parte. Queríamos ainda saber que ajudas sociais existem para facilitar a sua integração.
Outro ponto que nos fez escolher este tema é o facto de não conhecermos os pontos de vista, os complexos que os deficientes motores têm e se é isso que, em parte, impede a sua integração.
Todas estas vertentes nos chamaram a atenção e queríamos divulgá-las tanto à comunidade escolar como à população em geral, portanto, será que todos temos a mesma mobilidade?
Subscrever:
Mensagens (Atom)